Durante os meus cursos onde apresento soluções para o mercado imobiliário como o aplicativo de vistoria de imóveis, uma pergunta sempre vem à tona: Qual é a melhor forma de tirar fotos para se ter um bom laudo de vistoria?

É crítico os transtornos e desgastes que uma imobiliária pode enfrentar quando uma vistoria é questionada depois de vários anos de ocupação do imóvel e, piora ainda mais quando ela descobre que a vistoria em questão não foi feita com a qualidade devida em sua descrição e fotos.

A vistoria ideal não está diretamente relacionada a quantidade de fotos tiradas e sim em um balanceamento entre uma descrição clara e detalhada com fotos bem tiradas.

Muitos me perguntam: Mas como tirar fotos ideais? Por este motivo resolvi recolher do mercado os melhores exemplos que encontrei para criar esse artigo.

Veja o exemplo de como tirar fotos de uma porta comum:

Fonte: Aplicativo de vistoria – Devolus

Veja que com quatro fotos foi mostrado todos os ângulos da porta, verificando se a mesma apresenta lascas na parte superior ou inferior, visto que esse é um dos desgastes mais comuns. Verificou também a existência de chaves e a funcionalidade das mesmas.

Este tipo de foto evita muitos questionamentos, pois está claro que a porta no caso está em perfeito estado.

Veja agora o exemplo de como tirar fotos de um armário:

Fonte: Aplicativo de vistoria – Devolus

Veja que primeiro eu tiro fotos do armário fechado, mostrando bem o estado de conservação dos puxadores e depois com as portas abertas, exibindo os puxadores das gavetas.

Abra as gavetas e tire fotos do interior das mesmas para mostrar que tudo está perfeito.

Se por acaso existir alguma imperfeição que não seja fácil de exibir através da foto, descreva no laudo de vistoria de forma clara e detalhada complementando as fotos.

Espero ter ajudado com a minha experiência.

Aplicativo de Vistoria – Devolus