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Como evitar problemas na devolução de um imóvel alugado

O processo para alugar um imóvel é quase sempre um processo longo e burocrático. O futuro novo inquilino, gastará várias horas do seu tempo buscando o imóvel desejado, na localização que mais lhe agradar e com o valor que estará dentro do seu orçamento. Todo este processo poderá levar dias. Sem falar para que o mesmo seja aceito contratualmente, poderá ainda passar pela frustração de não ser aceito pelas condições contratuais exigidas. Se tudo ocorrer bem, agora é só receber as chaves e se mudar, correto? Não!! É aí que está o problema.

Neste momento o inquilino está tão empolgado com o seu novo projeto de vida, curtindo seu novo lar, que acaba esquecendo que o imóvel não é dele e que ele precisará devolve-lo exatamente da mesma forma que o recebeu. Ou seja, ele terá que entregar como está descrito no laudo de vistoria que possivelmente acompanhará o contrato. Isso mesmo, aquele documento que você guardou em algum lugar na sua casa nova e possivelmente só irá voltar a vê-lo na hora de devolver o imóvel para a imobiliária ou para o proprietário.

Para tentar minimizar isso, vou aqui deixar algumas dicas de como você poderá minimizar esse estresse na devolução do imóvel para o proprietário:

1ª – Faça a vistoria antes de se mudar para o imóvel.

Este é o primeiro e mais comum problema. Geralmente a vistoria de imóveis é feita com o imóvel vazio onde neste momento são percebidos pelo vistoriador todas as imperfeições do imóvel e registrado em um laudo de vistoria, juntamente com as fotos. Se você se ocupar o imóvel antes de verificar isso, não conseguirá confirmar todas as imperfeições do mesmo ou pior, poderá gerar novas, com a movimentação dos seus móveis dentro dos ambientes.

2ª – Encontrar divergências na vistoria.

Temos vários tipos de vistoria no mercado imobiliário. Iremos encontrar desde de vistorias com um grande número de detalhes, como a descrição completa do ambiente e com fotos (as melhores) e outras com muito pouca informação (as mais perigosas). O perigo de se ter uma vistoria sem a riqueza ideal de detalhes é que você poderá ser cobrado por alguma imperfeição já existente e de forma indevida. Geralmente as imobiliárias oferecem alguns dias para que o inquilino verifique o seu laudo de vistoria. Tenha o habito de sempre conferir e questioná-la, se necessário. Exija que a vistoria contenha uma riqueza de detalhes em sua descrição e principalmente, com fotos. As fotos, neste caso, irão ajudar a afirmar a descrição do laudo.

3ª – Evitar problemas já anunciados.

Infiltrações, vazamentos, oxidações. Estes problemas, se encontrados, devem estar bem descritos no laudo de vistoria. Inclusive, com fotos. Assim você poderá analisar o progresso do dano ao longo do tempo, justificando ser ou não um desgaste natural do imóvel.

4ª – Conteste classificações de estado de conservação que possam gerar dupla interpretação.

Muitos laudos de vistoria estão vindo com classificações de estado de conservação do item com nomes como: “Em bom estado”, “OK”, “Legal”, etc.  Estes tipos de classificação geram dupla interpretação durante o processo de devolução do imóvel e consequentemente um desgaste de relacionamento entre o cliente e a imobiliária. O ideal seria informar o real estado do item, como por exemplo: Pintura nova, pintura usada, funcionando, danificado, não funcionando, etc. Desta forma, não deixará dúvidas ao verificar o item durante o processo de devolução do imóvel.

5ª – Conservação do Piso

O piso do imóvel é um dos itens que mais sofrem desgastes no imóvel e o seu reparo completo ou parcial pode sair bem caro. Buscando evitar tais problemas, algumas pequenas adaptações poderão ser feitas em sua casa, como: Cole na sola dos pés das cadeiras e mesas pedaços de carpete para evitar arranhões no piso. Alguns produtos de limpeza podem danificar o piso. Fique atento e leia com atenção o que é recomendado pelo fabricante do piso.

São algumas dicas do CEO da Devolus Smart Solutions, Arnaldo Cavalcanti, para você.

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